segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias Acessíveis

Duas atividades legais:

1. Uso do software Falador com crianças com dificuldade na fala:
* Uso muito este software e inclusive repassei para a fonoaudióloga e ela incorporou em seus atendimentos.
*O software projeta uma boca, no meu caso uso um projetor digital e ela fica enorme. Os alunos adoram! Esta boca pode ter suas características ajustadas inclusive a voz. Ela pode reroduzir textos através da fala e imagens as quais estejam na área de transferência.
* Geralmente utilizo a boquinha ou "bocão" apelido dado carinhosamente pelos alunos para fazer questionamentos relacionados a atividades realizadas durante os atendimentos no laboratório e algum projeto ou estória o qual esteja sendo trabalhado em sala de aula e reforçado nas aulas de informática.
*É incrível como os alunos ficam a vontade com a "boquina", fazem perguntas e dão respostas as quais não costumam dar aos professores através do contato direto. Os alunos perdem a timidez!
O software pode ser baixado através do link a seguir: http://www.baixaki.com.br/download/falador.htm

2. Software Dasher:
* O software oferece a "possibilidade de escrever" para alunos portadores de deficiência, propicia a entrada de texto no computador.
* O teclado as vezes acaba se tornando uma barreira para o aluno, por isto recomendo este software.
* Pode ser utilizado para alunos com dificuldade de leitura e escrita de qualquer idade e alunos portadores de diferentes deficiências.
* o software é distribuído gratuitamente através do seguinte endereço: http://www.superdownloads.com.br/download/38/dasher/

Nenhum comentário:

Postar um comentário